|
|
|
|
Destaque
Voluntariado ambiental na Ribeira de Alcantarilha em Silves (Ler mais)
Num sábado de novembro trinta voluntários participaram na plantação de autóctones na ribeira de Alcantarilha e foram à descoberta dos mosquitos, das exóticas invasoras e claro dos macroinvertebrados bentónicos desta ribeira!
Na manhã do dia 22 de novembro, no segundo dia do 5º Encontro Regional de Voluntariado Ambiental para a Água, decorreu, conforme previsto, a ação de formação e de voluntariado na Ribeira de Alcantarilha, tendo participado doze voluntários da empresa booking.com, onze professores e oito colegas das entidades que dinamizaram as ações de formação e voluntariado, bem como três pequenos valorosos voluntários!
1 - A Eng.ª Sofia Nunes e o Sr Vitor Vaz da ARS Algarve a explicar o Ciclo de vida do mosquito e o tipo de monitorização realizada.
2 - A Doutora Hélia Marchante da Universidade de Coimbra com uma mão cheia de invasoras da ribeira, algumas delas inesperadas para os presentes.
3 - O Doutor Pedro Range da Universidade do Algarve a explicar a metodologia utilizada para a amostragem de macroinvertebrados bentónicos.
Durante a manhã em Pêra, junto à ponte D. Maria I e da Estação Elevatória da empresa Águas do Algarve (local 1), foram plantadas na Ribeira de Alcantarilha e ao longo do talude ( 50 metros) cerca de duas dezenas de plantas/árvores. Na mesma ribeira junto ao Lavadouro Público de Alcantarilha (local 2) e após o corte de canas (invasora) realizado pela Câmara Municipal de Silves nos dias anteriores, foram plantadas também ao longo de cerca de 50 metros cerca de quatro dezenas de plantas/árvores.
4 - Os engenheiros Keil do Amaral (ICNF IP) e Pedro Coelho (APA IP -ARH Algarve) dinamizaram a ação de plantação de espécies autóctones da ribeira.
Durante a tarde na Escola EB2,3 de Armação de Pêra, os voluntários procederam à triagem e identificação de macroinvertebrados bentónicos (por exemplo, larvas de insectos) de amostras recolhidas na semana anterior pelos técnicos da APA-ARH Algarve na bacia hidrográfica desta ribeira. Esta ação de voluntariado foi muito útil porque permitirá este ano obter informação mais alargada nesta bacia hidrográfica (quatro locais), visto que a rede oficial de monitorização é representada apenas por um ponto de monitorização. Os resultados serão disponibilizados oportunamente.
A auditoria realizada pela Universidade do Algarve e pela Universidade de Évora à primeira campanha de monitorização voluntária associada ao biondicador "Macroinvertebrados Bentónicos de Água Doce" no âmbito do projeto “Voluntariado Ambiental para a Água”, permitiu verificar que, apesar da simplificação da metodologia de triagem/identificação e desta ser realizada por não especialistas, o procedimento utilizado pelo projeto é válido e os seus resultados concordantes com os resultados oficiais, resultando numa mais valia para o conhecimento dos ecossistemas em estudo.
4 - Os engenheiros Keil do Amaral (ICNF IP) e Pedro Coelho (APA IP -ARH Algarve) dinamizaram a ação de plantação de espécies autóctones da ribeira.
5, 6 e 7 - A Engª Marília Claro da Universidade do Algarve dinamizou a ação de triagem e identificação de macroinvertebrados.
As fotografias deste destaque são da autoria da Professora Fernanda Mendes e do aluno Gheorghe Turcanu do Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo, de Portimão.
Um grande Obrigada!
|
|
|
|