O invasoras.pt*, projeto de comunicação de ciência já com vários anos, estabeleceu este ano letivo (2014/2015) uma colaboração com a iniciativa “Noite Europeia dos Investigadores 2015 (NEI)”**, com vista à dinamização da plataforma de Ciência Cidadã disponível em
http://www.invasoras.pt/mapa-de-avistamentos/| (inclui mapa interativo e app para Android), que espera atrair a participação dos cidadãos para o mapeamento das plantas invasoras em Portugal. O invasoras.pt tem como principais objetivos alertar para a problemática das plantas invasoras, dar o conhecer as principais espécies e métodos para as controlar e mapear os locais onde estas espécies se encontram.
Para o efeito, estão a recrutar equipas de voluntários entusiastas (e.g., professores e seus alunos, colegas de turma, clubes de ambiente ou floresta, ou equipas que se dinamizem de outra forma) dispostos a abraçar este desafio ajudando-os na localização de plantas invasoras nos locais por onde andam.
Os elementos do invasoras.pt e do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra disponibilizam-se para realizar workshops com as equipas. Cada workshop incluirá a apresentação da plataforma, formação sobre identificação de plantas invasoras e, se adequado, uma saída de campo para reconhecimento de plantas e submissão de avistamentos.
Nos meses seguintes aos workshop espera-se que as equipas participem com a submissão de avistamentos de plantas invasoras para o mapa. Será fácil e não ocupará muito tempo! No final do projeto, as equipas serão convidadas a produzir um trabalho de natureza livre (e.g., um vídeo de sensibilização para a problemática das invasoras, a publicação de uma notícia num jornal local, uma entrevista para a rádio, cartazes, comunicações, peças de teatro, jogos) que ilustre a melhor forma que encontraram para passar a mensagem da problemática das plantas invasoras. O trabalho final será exibido na Noite Europeia dos Investigadores (
www.noitedosinvestigadores.org|) que terá lugar em Setembro de 2015, no Museu da Ciência em Coimbra.
As ameaças que as espécies invasoras colocam à conservação de espécies e habitats, alguns dos quais apenas existentes no nosso país, para além dos impactes negativos na economia e saúde pública, são da responsabilidade de todos nós. O preenchimento deste mapa é uma etapa fundamental para que, pelo menos, se conheça a situação atual e se possa planear melhor as intervenções no futuro. Aceite o convite, forme uma equipa e venha ajudar a combater as espécies invasoras!
O que precisa fazer agora:
-Responder a este desafio indicando apenas se tem interesse ou não em participar e, se sim, preencher o formulário
https://docs.google.com/forms/d/1wt5JSWNUJgcjfIp3lJ7sIrs09zyYMJi1iXwjJ_vnbWg/viewform|;
- Sugerir outros potenciais interessados que possam ser contactados;
- Se aceitar o desafio, estar atento à caixa de correio – em breve disponibilizaremos um formulário de inscrição da equipa completa.
Datas importantes:
- Até 24 de Outubro – responder a este desafio inscrevendo-se (
https://docs.google.com/forms/d/1wt5JSWNUJgcjfIp3lJ7sIrs09zyYMJi1iXwjJ_vnbWg/viewform|)
- Até 14 de Novembro – definir a equipa (formulário a disponibilizar)
- Dezembro a Março de 2015 – arranque do projeto, em cada equipa (workshop + início da submissão de avistamentos)
- Até final do ano letivo – término dos projetos.
A equipa do projeto invasoras.pt está disponível para esclarecer qualquer dúvida que surja (
invader@uc.pt |ou
geral@museudaciencia.org|).
* invasoras.pt é um projeto mantido por elementos da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra e pelo Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra; conta com o apoio do projeto INVADER-B, financiado pela FCT.
** O NEI 2105 é acolhido pelo Museu da Ciência da Universidade de Coimbra.
Fotografia do projeto invasoras.pt