Importa realçar o interesse desta ação para os cidadãos que participam no projeto Voluntariado Ambiental para a Água, promovido pela Agência Portuguesa do Ambiente I.P., em parceria com várias entidades regionais e nacionais, e que permite a obtenção de dados úteis para a monitorização dos ecossistemas dependentes de água.
Com esta ação de formação pretende-se contribuir para a formação de professores, técnicos de ambiente e da população em geral de modo a promover a uma gestão partilhada dos ecossistemas costeiros e marinhos, através de formação específica nas várias áreas temáticas e da monitorização voluntária dos recursos hídricos .
A ação é acreditada para os Docentes dos Grupos Disciplinares 230, 420, 500, 510 e 520 do 2.º e 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário (30 horas - 1.2 U.C.). A ação é composta por sessões presenciais que decorrerão no Centro Ciência Viva de Tavira (15h) e por sessões de trabalho autónomo (15h).
A ação de formação será composta por três componentes: palestras teóricas, saídas de campo e trabalho de laboratório e os conteúdos programáticos são os seguintes: Definição de bentos; Ecologia bentónica; Invertebrados marinhos como elemento biológico na Diretiva Quadro da Água; Métodos de amostragem de bentos; Métricas para determinação da qualidade ecológica das massas de água de transição e costeiras. Natureza e tipos de atividades práticas.
A ação de formação é gratuita, mas a inscrição é obrigatória e deverá decorrer até ao dia 3 de maio através do preenchimento do formulário disponibilizado no site do
Centro Ciência Viva de Tavira|.