Na passada sexta feira, dia 05 de Abril de 2019, ocorreu uma ação de voluntariado dentro do programa dos Dias Culturais, uma iniciativa do Agrupamento de Escolas de Castro Marim em colaboração com a Câmara Municipal de Castro Marim.
Os alunos do 1º ciclo da Escola Básica de Castro Marim, deslocaram-se até à Praia do Cabeço, para uma atividade de arranque de chorão-das-praias.
A planta
Carpobrotus edulis, mais conhecida por Chorão-das-Praias, é uma planta invasora vinda desde o Sul de África e que foi trazida para Portugal pelo ser Humano.
Esta planta, ao reproduzir-se impede que plantas autóctones possam tomar o seu espaço para crescer e por isso é necessário um controlo contínuo da mesma.
A equipa do Voluntariado Ambiental para a Água, tem vindo a usar o método de arranque manual, pois é facilmente removida dos solos aquando este encontra-se nas dunas das praias. Após o arranque, é importante que as plantas sejam levadas para um lugar ''seguro'' ou até mesmo pode deixar no próprio local - desde que as raízes fiquem viradas para cima (caso contrário, a planta irá voltar a renascer). Este é um trabalho que requere alguma repetição até que finalmente as plantas deixem de renascer.
Mais fotografias da atividade aqui|.