|
|
|
|
Destaque
O Corpo Europeu de Solidariedade e o Life Volunteer Escapes (Ler +)
Apresentação pública do projeto Volunteer ESCAPES, ao abrigo do programa LIFE, promovido pelo Corpo Europeu de Solidariedade, na Universidade do Algarve.
No passado dia 26 de Setembro foram apresentados os primeiros voluntários da APA, IP – ARH Algarve, Lucas Vinhas e Daniela Correia, que irão acompanhar-nos ao longo de um ano nas nossas atividades de Voluntariado Ambiental.
Com a presença da Vogal do Conselho Diretivo da Agência Portuguesa do Ambiente, Engenheira Mercês Ferreira, e a Professora Ana Freitas da Reitoria da Universidade do Algarve, na sessão de abertura da conferência, e em seguida com o parceiro Luis Jordão, da Associação MONTIS, deu-se a conhecer o projeto e os seus objetivos para os próximos dois anos.
Ainda contámos com a participação da Susana Queiroga, da Confederação Portuguesa do Voluntariado, e João Teixeira, do Centro Europeu de Voluntariado, que mencionaram que muito do seu trabalho passa por defender por lei os direitos dos voluntários.
O Sul Informação, através da jornalista Elisabete Rodrigues, também esteve presente, moderando uma mesa de debate, onde os tópicos abordados foram desde a definição do voluntariado e do voluntário, da importância dos média na promoção do Voluntariado para o Ambiente e, claro, uma partilha de boas práticas entre as entidades em sala.
Os trabalhos desta sessão foram encerrados com a assinatura do protocolo entre a APA,IP, a Câmara Municipal de Monchique e a Associação A Nossa Terra, que serão parceiros vitais para um bom desenvolvimento e incremento do Voluntariado Ambiental.
Mais fotografias da apresentação aqui.
Encontrará notícias aqui.
|
|
|
|
|
Mais informações sobre o projeto:
O projeto LIFE VOLUNTEER ESCAPES – Volunteer with the European Solidarity Corps for Activities in Portugal with Ecological Sense (LIFE17 ESC/PT/003), que se iniciou a 1 de Janeiro de 2018 e tem uma duração de 3 anos, é o primeiro aprovado pelo Programa LIFE a instituições portuguesas tendo em vista a utilização de voluntariado, promovido sob a égide do Corpo Europeu de Solidariedade, para atividades de conservação da natureza e proteção ambiental.
Coordenado pela MONTIS - Associação de Conservação da Natureza, o projeto baseia-se numa parceria alargada que trabalhará em rede em torno desse objetivo comum. Integra como parceiros entidades do setor privado (BCSD Portugal - Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável, em representação e articulação com várias empresas) e Playsolutions Lda (que assegura a comunicação audiovisual), administrações públicas com boas práticas reconhecidas na dinamização do voluntariado (Agência Portuguesa do Ambiente, através do serviços da ARH-Algarve e Município de Torres Vedras), e outras associações e ONGA’s portuguesas, de âmbito nacional ou local, que também já dinamizam atividades de voluntariado, com diferentes públicos e perspetivas (Plantar uma Árvore, SPEA- Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, MARCA – Associação de Desenvolvimento Local e ROTA VICENTINA - Associação para a Promoção do Turismo de Natureza na Costa Alentejana e Vicentina). Conta ainda com o co-financiamento, para atividades a desenvolver naqueles territórios, dos Municípios de Montemor-o-Novo e Vila Pouca de Aguiar.
Com um orçamento de cerca 1,75 milhões de euros, o projeto é financiado pelo Programa para o Ambiente e a Ação Climática (LIFE), prevendo mobilizar e apoiar quase 200 voluntários, por períodos entre 3 meses e um ano, para atividades diversas, que abrangem o território do Continente e Regiões Autónomas.
Com idades entre os 18 e 30 anos, os voluntários a mobilizar irão não só dar resposta concreta a problemas de conservação existentes como também alavancar a dinamização de atividades de voluntariado com outros públicos (escolas, IPSS’, empresas, público em geral e associados das organizações parceiras) que se espera possam envolver mais de 100 outras instituições e 2.000 pessoas, ao longo dos 3 anos do projeto.
|
|
|