No âmbito das comemorações do Dia da Europa (9 de Maio) promovidas pelo Centro Europe Direct do Algarve em Vila Real de Santo António a APA - ARH Algarve propôs-se realizar a ação de voluntariado RIBEIRAS PARTILHADAS DO GUADIANA com parceiros locais.
A ideia foi a de monitorizar com a ajuda de voluntários as Ribeiras de Odeleite e de Odelouca, na Bacia Hidrográfica do Guadiana, avaliando a presença de vegetação, artificialização, resíduos, fontes poluidoras, etc., bem como a qualidade ecológica da água das ribeiras, recorrendo à observação de macroinvertebrados bentónicos e aplicando metodologias de avaliação da qualidade dos ecossistemas de água doce, de acordo com a Diretiva Quadro da Água.
Na altura devido às fortes chuvadas e à metodologia utilizada não foi possível realizar no dia previsto a referida monitorização da qualidade ecológica da água das ribeiras, pelo que só no mês seguinte, no dia 9 de Junho, a equipa da APA-ARH Algarve e os voluntários se deslocaram aos seguintes locais: Fortes, Tenência e Odeleite (a jusante da barragem).
Contamos com as associações “A nossa Terra” e a Associação de Solidariedade Social de Professores do Algarve (ASSP Algarve). Não foi possível nesse dia a participação da associação ODIANA, mas na próxima campanha contamos com a sua habitual colaboração, bem como de outros parceiros locais que se queiram associar, de modo a que seja possível monitorizar anualmente mais ribeiras nesta Bacia Hidrográfica com a ajuda de equipas de voluntários.Os resultados serão reportados brevemente num relatório de que daremos conhecimento.