Corredores ecológicos - Pessoas e ecossistemas
Sendo os Corredores Ecológicos considerados como uma das estratégias de conservação da biodiversidade mais promissoras em todo o mundo, ao reduzir a fragmentação dos ecossistemas e a favorecer a mobilidade dos animais e a disseminação de sementes, no próximo dia 1 de Outubro, Dia Nacional da Água, a Agência Portuguesa do Ambiente IP – ARH do Algarve, em parceria com o Município de Silves e o Centro de Formação de Associação de Escolas de Albufeira, Lagoa e Silves, promove, pelas 9.30h, um Seminário na Biblioteca Municipal de Silves.
Neste evento, investigadores e técnicos irão apresentar comunicações sobre os principais desafios que se colocam à gestão multifuncional dos ecossistemas fluviais e das zonas húmidas associadas, com exemplos de boas práticas e dando enfoque ao necessário envolvimento das populações.
Pretendendo-se contribuir para a capacitação científico-pedagógica do corpo docente, numa perspectiva prática e virada para a ação, no que se refere à conectividade dos ecossistemas fluviais locais e do seu impacte na biodiversidade, este seminário faz parte de uma ação de formação sobre ecossistemas ribeirinhos que se encontra em fase de acreditação como curso de formação contínua de Professores, pelo CCPFC, com a duração de 15h.
INSCRIÇÕES: A inscrição é gratuita, mas obrigatória, e deve ser formalizada até ao dia 29/09/2014 para o Sector de Educação da CMS - telefone 282 440 800 (ext. 2620)| e-mail educacao@cm-silves.pt| dando indicação do nome e entidade. Os Docentes que pretendam realizar a ação de formação devem inscrever-se junto do Centro de Formação de Associação de Escolas de Albufeira, Lagoa e Silves. http://cfalbufeiralagoasilves.net/|
Destinatários: Docentes do ensino básico e secundário de qualquer grupo, técnicos da administração pública regional e local, associações empresariais, profissionais, culturais e recreativas, associações de defesa do ambiente, comunicação social, empresas e todos os interessados na na conectividade dos ecossistemas fluviais e dos impactes na biodiversidade.
PROGRAMA|